terça-feira, 28 de julho de 2009

Bisou, m´appele.



Ontem fui ver Paris.

Combinamos não fazer desse blog um diário do que se passa ou deixa de se passar no nosso dia-a-dia (que vai perder o hífen, mas até 2012 eu acho bem melhor assim), só que, hoje, pensando no filme de ontem, cheguei à seguinte conclusão: podemos, sim, comentar sobre o cotidiano, desde que tenha acontecido algo que transforme nossoes corações num orgão melhor, maior, que pulse com mais e mais força, para o alto e avante.

Então fica combinado assim: Ontem fui ver Paris. Tava querendo ver há semanas e nada como uma segunda-feira chuvosa pra enfeitar nossos olhos com o dia-a-dia (viva!) da Cidade Luz.

Paris é legal, mas não é lá essas coisas. O filme, não a cidade, que, óbvio, é o xodó de toda peixescomescorpião (chorona que ama viver intensamente) como eu. A cidade é tudo. O filme é bacaninha.

Amo esses filmes parisienses com meninas de beleza nada óbvia que eu sempre acreditei serem mais interessantes do que o óbvio. O ideal de beleza que eu sempre busquei; "não é um cabelo, é o jeito de mexer o cabelo". Sempre com cara gatíssimo, mas meio gay, típico de Paris - a cidade, não o filme. Boa música. O mau humor tipicamente parisiense - insuportável, mas auto-explicativo. A imigração. A Sorbonne. As bicicletas. Os cafés. O Jardin du Luxembourg. O coroa em crise se ainda pode ser bon-vivant numa cidade hedonista como só ela. Montmarte. Paris e seus pães incríveis. O amor do casal maduro, provando que a vida é possível depois dos 40. Tudo isso regado ao melhor vinho tinto possível, bom e barato, como nunca deveria ter deixado de ser. Paris in an ode to joy.

O filme é fofo, mas se perde quando vira clichê. É o difícil desafio de fazer um filme sobre Paris depois de Amelie Poulin. Mas eu, fã de carteirinha de todo e qualquer cinema francês, sempre consigo amar um filme sobre Paris. Sempre e para sempre consigo me transportar para a tela, me intercalando entre a crêpe du nutella e taça de bordeaux.

E eu um dia ainda vou trabalhar no Studiocanal. Prontofalei.

Bisou, m´appelle.

Por Luana

Um comentário:

4. disse...

vc viu! humpf...